sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Indicados ao Oscar - Comentários Parte 1


Bem, vou tecer agora alguns comentários sobre os indicados ao Oscar deste ano. Vou começar por 5 categorias: filme, diretor, ator, atriz e canção.

Melhor Filme: Como já manifestei logo quando do post com a lista de indicados, a Academia mais uma vez incorreu em uma enorme injustiça por puro preconceito. "Batman - O Cavaleiro das Trevas", obteve 8 indicações, mas quase todas técnicas, à exceção de Heath Ledger, indicado como melhor ator coadjuvante. Não tem jeito. Eu esparava que depois da trilogia "O Senhor dos Anéis" eles perdessem o preconceito com filmes do gênero fantasia, mas estava enganado... Uma pena, pois "The Dark Knight" foi mesmo um dos melhores filmes de 2008. Ainda não vi "Frost/Nixon" mas, conhecendo o Ron Howard, deve ser apenas mais uma produção "três estrelas", nada mais. Teria sido ótimo se o herói mascarado tivesse deixado Howard de fora. Ainda é cedo para afirmar, mas creio que o prêmio deve ficar entre "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Quem Quer Ser Um Milionário?".

Melhor diretor: Aqui, além do lobby de Howard, vou mencionar o lobby de Stephen Daldry. Daldry só realizou três filmes (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) até hoje e foi indicado pelos três. Impressionte, realmente. Dá até para pensar que ele tem algum caso com alguém importante dentro Academia. Talvez seja uma explicação plausível. Enquanto isso, deixaram o Christopher Nolan de fora... Todavia, o Oscar deve ficar entre Fincher e Danny Boyle.

Melhor ator: Mais do que esperada a indicação de Mickey Rourke por "O Lutador", obviamente, embora muitos afirmem tratar-se apenas de uma interpretação de si mesmo. (e acho difícil que o prêmio fuja das mãos dele) Mas confesso que esperava a indicação de Leonardo de Caprio por "Foi Apenas Um Sonho". Mais uma injustiça com esse grande ator que, já faz tempo, merece ser premiado.

Melhor atriz: A Academia não engoliu a farsa do marketing pró Kate Winslet e indicou-a como atriz por "O Leitor", e não como atriz coadjuvante, como ocorreu no Globo de Ouro. Assim, sua interpretação em "Foi Apenas Um sonho" acabou de fora na lista final. Outro destaque vai para Angelina Jolie, por "A Troca", muito embora sua atuação não seja lá uma unanimidade. Interessante que talvez a indicação do casal Jolie-Pitt ajude a alavancar a audiência do Oscar, que anda em queda. Já Meryl Streep continua batendo seus recordes de indicações... Bem, aqui está difícil apontar uma favorita, muito embora Winslet leve uma pequena vantagem, até mesmo porque quase todo ano ela concorre e nunca vence.

Canção: E já que estamos falando em audiência, essa eu não entendi. Tudo bem que diminuíssem o número de indicados nesta categoria (antes eram 5), uma vez que reduz a quantidade de apresentações musicais e isto torna a cerimônia menos cansativa. Mas por que excluíram justamente o Bruce Springsteen? Uma apresentação dele com certeza ajudaria a alavancar a audiência, ainda mais lá nos EUA, onde ele é um artista muito popular. Fiquei sem entender mesmo... Acaba que o favorito se torna "Wall-E", com a canção do Peter Gabriel.

Em breve, comentarei os indicados nas duas categorias de roteiro e atores e atrizes coadjuvantes. Até lá!
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: