sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Os Melhores de 2008


Para começar 2009, nada melhor que relembrar o melhores de 2008. Abaixo, segue a lista, sem ordem de preferência, dos 10 melhores filmes que foram exibidos, no ano que passou, em circuito nacional (e que tive a oportunidade de assistir na salas de cinena, é bom lembrar):

- Apenas Uma Vez (Once);
- Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights);
- Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men);
- Juno (idem);
- O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre Et Le Papillon);
- Persépolis (Persepolis);
- Batman – O Cavaleiro das Trevas (Batman – The Dark Knight);
- A Culpa É do Fidel (La Fault à Fidel);
- Vicky Cristina Barcelona (idem);
- Wall-E (idem);

Menção honrosa: 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.

Há algum tempo, eu havia prometido que minhas listas sempre teriam 7 itens, mas é verdade que os cinemas realmente exibiram bons títulos este ano e acabei fazendo uma lista de 10 (e com direito a menção honrosa). Tentarei voltar aos 7 em outras oportunidades.

Nota: Não levem a em consideração a minha ortografia nesses próximos dias. Como todos, vou demorar um pouco a assimilar as novas regras (principalmente as relativas ao uso do hífen). Só quero deixar registrado que detestei a reforma ortográfica. Considero-a totalmente desnecessária e, em alguns casos, creio que até empobreceu a nossa bela língua. Paciência...

Nota 2: "Na Natureza Selvagem" é um filme excepcional exibido no circuito comercial brasileiro em 2008. O problema é que só o vi em DVD, já agora no fim do ano, razão pela qual excluí da lista, a qual só inclui filmes a que assisti no cinema.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: