quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chaplin: 120 anos


“Ó Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode caminham numa estrada de pó e esperança” (Carlos Drummond de Andrade).



Se fosse vivo, Charles Chaplin estaria completando, hoje, dia 16 de abril de 2009, 120 anos de idade. Charles Spencer Chaplin Jr. talvez tenha sido o grande artífice da 7ª Arte. É possível que ele não tenha sido o melhor diretor (o meu preferido é Stanley Kubrick), ou o melhor ator (nestes quesito, considero Marlon Brando), ou mesmo roteirista. Mas também é verdade que ninguém conseguiu ser tão completo como ele. Afinal, de quantos cineastas você lembra que dirigem, produzem, roteirizam, compõem a trilha sonora e atuam nos seus filmes? Chaplin era tudo isso, constituindo, desta forma, uma espécie de “Leonardo Da Vinci” do cinema. Os filmes eram dele e ponto final. Nesses cínicos tempos em que vivemos, também é bom lembrar de alguém que criou um imortal personagem símbolo de ternura, ao mesmo tempo que de vivacidade, esperteza, liberdade e sentimento. Um tipo que representa aquilo que, no fundo, todos nós gostaríamos de ser.

Acima, uma imagem daquela que considero sua maior obra-prima: “Luzes da Cidade” (1931), filme que tem um dos mais belos finais de todos os tempos. Sublime!
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: