domingo, 5 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

Não precisa de desculpas


O diretor Carlos Saldanha é hoje o brasileiro de maior destaque em Hollywood. Isso porque é responsável por uma das franquias mais criativas, divertidas e, principalmente levando em conta o país de produção, lucrativas dos últimos anos. Trata-se da série “A Era do Gelo”, a qual sempre traz uma trama direta e pensada de uma forma a agradar crianças e adultos. E há sinceridade nessa pretensão, não se tratando de longas para crescidos disfarçados de filmes para crianças (como é o caso da série “Shrek”). Ademais, em sua perspectiva de “filme família”, sua temática constante é justamente... a família! E este terceiro episódio (Ice Age: Dawn Of The Dinosaurs) é o que mais reforça esta abordagem.

Agora, ao revermos nossos velhos conhecidos, os mamutes Manny e Ellie estão para ter um bebê. Todavia, contrastando com a alegria do casal, o tigre dentes-de-sabre Diego sente-se deslocado e com saudade de sua vida errante e selvagem, o que o leva a deixar o estranho bando do qual passou a fazer parte no primeiro episódio. A preguiça Sid (um dos mais lembrados e carismáticos personagens da franquia) também deseja ter uma família e, na ausência de uma companheira, decide adotar os ovos encontrados em uma estranha região subterrânea. Mal sabe ele que são ovos de dinossauro e, quando a mamãe dinossauro volta para buscar seus filhotes, acaba levando Sid juntamente com estes para o mundo subterrâneo ainda dominado pelos répteis gigantes. Para resgatar o amigo, Manny, Ellie e Diego, além dos gambás Crash e Eddie, se aventuram neste mundo desconhecido.

Uma das grandes sacadas desta nova sequência é o personagem de Buck, uma doninha caolha que há muito tempo vive nesta terra de dinossauros e que vai ajudar na busca ao trapalhão Sid. Com um tom que lembra levemente o capitão Jack Sparrow, de “Piratas do Caribe”, e mais ainda o capitão Ahab, de “Moby Dick”, Buck rouba a cena por diversas vezes (há uma cena em que ele atende ao “celular” realmente impagável) e é interessante como os roteiristas souberam, em pouco tempo, criar toda uma alegoria própria para o personagem. Ele é tem uma fixação por Ruddy, um dinossauro gigantesco que assombra todos os outros do mundo perdido. Aliás, bom sublinhar que o humor está mais afiado do que nunca.

Uma pena eu não poder tecer maiores comentários sobre os aspectos técnicos. O filme originalmente possui várias seqüências pensadas para o 3D, tecnologia que está se tornando a menina dos olhos do mercado atual (principalmente na área de animação), pois que se acredita que isso fará muitos saírem de casa para ver os filmes nas salas de cinema. E aqui em Natal, infelizmente, não possuímos nenhuma sala preparada para exibir este tipo de filme. Fica desde já a reclamação para que os exibidores locais acordem para esta nova realidade. O filmes em 3D estão cada vez mais frequentes e o atraso está batendo à nossa porta. De resto, cabe elogiar a dublagem nacional, que não deixa nada a dever ao original americano. Diogo Vilela como Manny, Márcio Garcia (Diego) e Cláudia Jimenez (Ellie) estão ótimos. Entretanto, o destaque maior vai para Tadeu Melo, excelente como a voz de Sid.

“E o Scrat? Esqueceu dele?”. Calma! O famoso e popular esquilo pré-histórico continua em busca de sua noz. Entretanto, dessa vez a noz terá sua atenção disputada com a esquila pré-histórica Scratte (que também quer a noz!), a fêmea que vai virar a cabeça do nosso amigo roedor. O duelo/romance entre os dois é responsável por ótimas cenas ao longo de toda a projeção.

Para resumir: se você está querendo levar, nessas férias, seu filho pequeno (ou sobrinho, irmãozinho, priminho ou seja lá o que for) para uma boa sessão de cinema, aproveite este “A Era do Gelo 3”. Não só ele como você irão se divertir muito. E se não tiver qualquer criança na família, vá assim mesmo. Eu não precisei dessa desculpa para pegar a sessão. Boas risadas!

Classificação: * * * * (quatro estrelas)
Nota: 9,0

Obs. 1: A próxima animação de Saldanha se passará em um ambiente bem mais “quente” que o da série “Ice Age”. Ela se chamará “Rio”. Precisa de mais explicações?

Obs. 2: Como era de se esperar, havia muitos pequenos na sessão. Mas é interessante como as crianças são muitas vezes mais educadas do que vários adultos por aí...

Obs. 3: “A Era do Gelo 3” empatou com “Transformers: A Vingança dos Derrotados” na primeira colocação deste fim de semana nos EUA. Foram 42,5 milhões de dólares arrecadados por ambas as produções e o filme dos robôs já se tornou a maior arrecadação do ano tanto nos USA quando no mundo. Eu ainda não vi “Transformers”, mas estou com a impressão de que a Megan Fox é mesmo a musa do momento!
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: