domingo, 24 de outubro de 2010

"Metrópolis" em São Paulo


Reproduzo abaixo matéria do UOL:



"Metrópolis" com 30 minutos a mais é atração da Mostra de SP, no Parque do Ibirapuera


A versão original de "Metrópolis", de Fritz Lang, está de volta, numa histórica sessão ao ar livre no Auditório Ibirapuera, a primeira na América Latina. A exibição será acompanhada pela Orquestra Jazz Sinfônica e será regida por João Mauricio Galindo, executando a trilha original de Gottfried Huppertz. O horário marcado para o início é 18h30.

Em 1927, o clássico do cinema mudo recebeu sua première mundial no cinema berlinense UFA-Palast am Zoo, em 10 de janeiro. A versão restaurada pela Fundação Murnau foi exibida no 60º Festival de Berlim, em fevereiro, no portão de Brandemburgo. Agora, o público da Mostra terá a sua vez.

A mutilação desta obra monumental começou não muito depois de sua estreia. A produtora UFA retirou a cópia original após uma temporada mal-sucedida de quatro meses no cinema, lançando mais tarde, no verão daquele ano, uma versão reduzida em meia hora. Por décadas, acreditava-se que partes importantes do filme estavam irremediavelmente perdidas. Acreditava-se que um único negativo original e várias cópias da versão menor existiam.

Após a descoberta, em 2008, de um negativo em 16 mm, na Cinemateca de Buenos Aires, e a restauração de uma versão 30 minutos mais longa do que sua antecessora, "Metrópolis" pode agora ser apresentado em uma forma que reflete quase que completamente o seu original.
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

chuck large disse...

aaaah, quero demais ver este filme com a versão do diretor!

Fábio Henrique Carmo disse...

Alan, faço minhas as suas palavras!

Emmanuela disse...

Queria estar em São Paulo estes dias!

Fábio Henrique disse...

Vc tem um nome muito bonito!

Fábio Henrique Carmo disse...

O seu também, amigo Fábio! Hahahahahhahaa!