domingo, 16 de setembro de 2012

Quero Ver Novamente #19


No último post do blog, ao resenhar a ótima película "Splendor", dirigida por Ettore Scola, mencionei que um dos filmes referenciados ao longo de sua narrativa é "Morangos Silvestres" (Smultronstället, 1957), do genial Ingmar Bergman. Na realidade, considero este não apenas como o melhor filme de Bergman (dentre suas várias obras-primas), mas também como um dos melhores filmes da história do cinema. É difícil lembrar de outro filme tão simples e poderosamente humano quanto este, um conto sobre as reminiscências de um professor aposentado durante um viagem de carro para receber uma homenagem pela sua carreira. A sequência que você pode assistir logo abaixo, entre o professor Isak Borg (Victor Sjöström) e sua nora (Bibi Anderson), constitui-se em um dos diálogos mais perfeitos já roteirizados. São apenas 5 minutos que valem mais do que a filomgrafia completa de vários cineastas por aí. E, se você ainda não viu "Morangos Silvestres", que ela sirva de estímulo para que conheça o quanto antes esta obra de arte inesquecível.


Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Fábio, Como vai?
Preciso me corrigir e me aprofundar o mais rápido possível na filmografia de Bergman. Não vi NADA dele até hoje. Em minha próxima compra vou ver se encontro esse filme.

Grande abraço.

PS: Quanto Fúria Sanguinária, procure assistir Fábio, é muito bom, do começo ao fim, vc sequer encontra uma pausa para sair da frente da tv... filmão...

Cristiano Contreiras disse...

Ando revendo e vendo vários do Bergman, aos poucos - inclusive, meu caro, você tem que se render ao facebook e filmow, inúmeros cinéfilos sempre comentam sobre esses clássicos do cineasta por lá. Já que usa twitter, por que não? rs

Gosto muito, muito, deste. Mas, meu favorito do Bergman é, sem dúvida, A FONTE DA DONZELA. Conhece? Forte e reflexivo, como sempre.

Abs!

Fábio Henrique Carmo disse...

Cristiano, amigo, eu não uso Twitter. Aliás, de todas as "redes sociais" da internet, acho que a que tenho mais antipatia é justamente o Twitter, pois me parece coisa de quem não tem o que fazer.:=)

Eu tenho " A Fonte da Donzela" e é ótimo, sim. Mas ainda prefiro "Morangos Silvestres". Abraço!